Descrição da imagem: Imagem retangular com diversos bonequinhos coloridos representando pessoas. Sobre suas cabeças há balões de diálogo.
O que são os chats?
Chat ("conversa", em inglês) é o nome popular que foi dado para o IRC (Internet Relay Chat). O IRC ou chat é o encontro virtual onde pessoas podem se encontrar e conversar em tempo real através de mensagens escritas, participando de conversas em particular, ou em grupo, com amigos e familiares. O valor dos chats vai depender de como os usar… Os chats podem lhe fazer companhia em momentos de folga, pode torná-lo mais próximo de familiares e amigos distantes. Mas também pode se tornar um vício que pode atrapalhar seus estudos, trabalho e vida familiar. É importante saber que existem muitas salas virtuais de chat (mIRC e acesso pela Web) que exploram sexo e lixo cultural, mesmo sob nomes que não causam suspeitas. Por isso, recomenda-se atenção, responsabilidade, educação e, especialmente, supervisão familiar com crianças e adolescentes que gostem de usar o chat. Por outro lado, os chats podem servir de ponte entre pessoas de diferentes regiões e de fonte de informações em situações de emergência. Nestes momentos, os chats prestaram grande serviço à humanidade.
Fonte:
http://lurdesmatos.blogspot.com/2005/12/o-que-so-os-chats.html
A UTILIZAÇÃO DO CHAT COMO RECURSO EDUCATIVO
Viviane de Oliveira Pereira
Hermínio Borges Neto
Educação e Tecnologias
A utilização do computador como ferramenta de ensino está sendo uma
idéia cada vez mais difundida nas escolas. Percebe-se a importância desse
instrumento em sala de aula na seguinte citação:
“(...) Cada dia surgem novas maneiras de usar o computador como um recurso
para enriquecer e favorecer o processo de aprendizagem. Isso nos mostra que
é possível alterar o paradigma educacional; hoje, centrado no ensino, para algo
que seja centrado na aprendizagem” (Valente, 1993: 15).
Este é um momento de transformação da sociedade, quando as escolas
modificam sua rotina, dando espaço à modernidade, às estruturas que
possibilitam uma relação mais intensa entre homem, máquina e mundo.
Portanto, “a escola não pode desconhecer esta realidade que se aproxima com
o novo milênio e, muito menos, caminhar em sentido oposto ao que ocorre do
lado de fora dos seus muros” (Pretto, 1996, página 98). Através da rede de
informação, onde um computador ligado à Internet oferece as condições de
aprendizagem ofertadas por esse sistema, abrem outros caminhos para o
saber. “Aprender com o computador será um trampolim para aprender longe do
computador” (Gates, 1995: 248).
o chat está ajudando na educação de algumas escolas espalhadas pelo País. No relato de uma professora, ela enfatiza a movimentação que o chat causou entre os alunos de sua sala. Descreve que fez um bate-papo no próprio laboratório da escola, destacando a troca de idéias e a forte participação entre os estudantes. Deixando o alvoroço que a novidade proporcionou a sua aula, ela lembra da necessidade do significado que o chat tem que apresentar na discussão, ou seja, deve haver um planejamento que envolva o recurso na colaboração da aprendizagem.
O chat propicia quatro momentos on line de uma discussão, os quais
não são normalmente vivenciados em uma aula presencial: leitura de uma
mensagem - tradução (que podem ser várias, simultaneamente);
interpretação(ões), fundamentando a resposta; contextualização (aspectos
críticos sobre a informação) e a reflexão, que envia a resposta no mesmo momento em que chegam novas mensagens, que podem, inclusive, ser uma
parte ou o todo de uma resposta.
Alguns cuidados devem ser tomados, por exemplo, “conversas
paralelas”. Os alunos podem conversar entre si, sem a interferência do
mediador. Dessa forma, poderão acontecer discussões sobre outros assuntos,
dispersando os alunos na discussão do texto. Além disso, o professor poderá
conversar individualmente com cada aluno, fora do grupo de discussão.
Pode-se observar nessas aulas “... que há uma maior desinibição dos
alunos, portanto, uma maior participação dos mesmos. É uma maneira de
envolver e estimular a leitura, seja ela feita antes do chat ou no momento dele,
na forma de pesquisa” (Pereira, 1999, página 196). Assim, podem ser
discutidos, ao mesmo tempo, vários pontos do texto de acordo com o interesse
de cada aluno, pois os questionamentos serão elaborados e respondidos por
eles mesmos, com base no texto e no próprio ponto de vista. Outro recurso, é a
possibilidade de recuperar as discussões efetuadas, gravando-as em um
arquivo-texto, fornecendo informações valiosas para uma avaliação.
Algumas das diferenças entre a utilização do chat convencional e do
chat como um recurso educativo é o contrato didático feito entre professor e
alunos e entre aluno e alunos. São condições de uso que devem ser
estabelecidas para o chat não ter outro sentido, como, por exemplo, entrar na sala com o próprio nome. No chat convencional, essas condições também
podem ser aplicadas, mas elas só acontecem no decorrer do funcionamento da
sala, ou seja, leva um certo tempo para se estabilizar.
Um chat educativo tem a intenção de alcançar objetivos no primeiro
momento, por isso a necessidade do contrato didático, tendo como exemplo a
assinatura do próprio aluno ao entrar na sala.
Quer saber mais...
Fonte: http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/congressos/congressos-a-utilizacao-do-chat-como-recurso-educativo.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário